* Sinopse Tulho - “o Menino de Entulho” – é um solitário garoto feito de restos que ninguém nota. Até que conhece Linda Flora, uma princesa filha da Mãe Natureza com o Meio Ambiente e se apaixona. No entanto, para que possam ficar juntos, Tulho terá de renovar a si e a tudo. Para isso, Tulho terá que conquistar a ajuda de todos na busca da flor mais pura que há. Classificação: Livre - Espetáculo vencedor do Edital de Fomento às Artes Cênicas (Prêmio Cláudio Barradas), promovido pela SECULT.
Confiram o curta-metragem produzido pelo Grupo Teatro do Ofício, filmado em celular.
Roteiro, edição, filmagem e direção de Luiz Fernando Vaz. Produção: Leonardo Cardoso. Set e Fotografia: Kleber Farias. Com Diego Rocha, Marcelo Andrade e Paola Dreyer.
Prestes a expulsar os artistas da pensão, a senhoria recebe uma inesperada visita. Elenco
*Gisele Guedes ( a Senhoria)
*Leonardo Cardoso (o Visagista)
*Marcelo Andrade (o Bonequeiro)
*Diego Rocha (o Artista Plástico)
Participação Especial
Kleber Farias
Equipe Técnica
Luiz Fernando Vaz - Direção e Edição
Curiosidades de Bastidor * As filmagens foram realizadas nos dias 30 de maio e 7 de junho de 2009;
* Cerca de doze gatos participaram das filmagens na Pensão;
* Em sua primeira atuação como ator, Kleber Farias repetiu nada menos do que 15 vezes a cena em que aparece à porta da Pensão;
* A cena do desmaio foi repetida exaustivamente até que a atriz realmente desmaiasse de cansada;
* As cenas de "flashback" da senhoria foram gravadas em Salinopólis-PA;
* Foi usada muita psicologia motivacional para convencer o ator Kleber Farias a mostrar a sua barriga; funcionou...;
* CELPA é a companhia de fornecimento de energia elétrica de Belém;
* O nome do gatinho preto perseguido é Obama 3. Ele tem dois irmãos chamados Obama 1 e Obama 2. Nenhum dos gatos que aparecem em cena foram maltratados.
* A cena do churrasco foi gravada em churrasco que estava ocorrendo na vizinhança. A cerveja e a "carne de gato" também foi fornecida pelos mesmos.
* Consta que o ator Kleber Farias achou "a carne especialmente saborosa";
* Se a Brahma quiser nos dar um trocado pela publicidade, aceitamos; mas se quiser mandar uma grade também tá valendo...;
* Para a cena do dinheiro foram usados trocados reais e imaginários... Os reais destinavam-se ao pagamento do aluguel do dono da casa...;
* Neste episódio usaram-se as músicas "Hammestein" e "Ai ai ai puta mu".
O Itaú Cultural promoverá em Belém do Pará o projeto Próximo Ato - Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo (Região Norte) nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2009, com a participação de 40 representantes de Grupos de Teatro de toda região Amazônica (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O foco central do encontro é o Teatro de Grupo: formas de organização e diversidade poética.
Entre os selecionados para participar do Encontro está o Grupo Teatro do Ofício.
"A Pensão dos Artistas Fudidos" têm nos dado só felicidades. O episódio piloto acaba de bater a marca dos 1001 acessos em apenas dois meses.
"A nível de" You Tube é um número irrisório. Mas para nós é uma conquista! Significa que a PAF veio pra ficar.
Claro que não atingiríamos esse "recorde" sem a ajuda dos nossos estimados amigos e admiradores do nosso trabalho.
A série têm muito a melhorar ainda; estamos experiementando e aprendendo a cada episódio. Queremos agradecer também às dezenas e dezenas de elogios e, principalmente, críticas - estas nos têm dado uma inestimável noção de que caminhos devemos tomar nesse novo e divertido empreendimento do Grupo Teatro do Ofício.
E não perca, em breve, novos episódios com hilárias e inesperadas reviravoltas e participações especiais. E aqui no blog, os bastidores do 3º e engraçadíssimo episódio.
Aproveitando esse comunicado, convocamos todos a continuar divulgando e, se possível, opinar sobre o seriado na Comunidade Belém do Orkut no tópico "Seriado 100% paraense". Opinando você mantém o seriado no topo dos tópicos ajudando mais e mais pessoas a conhecer nosso trabalho.
Quais as maiores dificuldades para os profissionais de teatro?
Luiz:Creio que a maior dificuldade esteja na obtenção de pautas regulares e na sedução da grande platéia. Falta de incentivo não é. O que não falta é fomento pra bons projetos, embora concorridos sejam os editais. No entanto, verbas generosas nem sempre vêm acompanhadas de qualidade. O teatro de belém apanha mais pra sua falta de credibilidade com o público do que com a falta de verba.
Neste domingo, dia 07 de junho, às 20h, no Ginásio de Esportes de Salinópolis, apresentação única de "Uma Flor para Linda Flora", encerrando o I Salão do Humor da Amazônia - edição Salinas.
O grupo Teatro do Ofício cria curtas inspirados nas agruras e as dificuldades da vida do artista paraense. “A Pensão dos Artistas Fudidos” mostra a luta diária do artista paraense pela sobrevivência.
Ameaçados de expulsão da pensão, os artistas se vingam da Senhoria com requintes de crueldade; tudo em sonho, é claro...
Elenco
*Gisele Guedes ( a Senhoria)
*Leonardo Cardoso (o Visagista)
*Marcelo Andrade (o Bonequeiro)
*Diego Rocha (o Artista Plástico)
Equipe Técnica
Kleber Farias - Fotografia
Luiz Fernando Vaz - Direção e Edição
Curiosidades de Bastidor
* As filmagens ocorreram no dia 02 e no dia 15 de maio de 2009.
* O Orçamento total do vídeo foi de R$0,00; pra variar... O suco de morango artificial também estava na geladeira há semanas...
* A câmera usada para as filmagens foi a mesma do capítulo anterior.
* Quem assina a "fotografia" é o iluminador, cenógrafo e funcionário público Kleber Farias, que faltou ao trabalho neste dia especialmente por causa das filmagens.
* A edição desse vídeo foi realizada no Adobe Premiére. Alguma coisa tinha que melhorar, né?
* O "ursinho", que o Visagista aparece abraçado, na verdade é um coelho que pertence ao diretor. Ele não foi maltratado durante as filmagens.
* As externas foram gravadas de madrugada. Dá pra perceber, não é? O "travelling" da câmera invadindo a casa é uma homenagem tosca aos filmes de David Lynch.
* Nenhum animal foi maltratado durante as filmagens. O nome dos gatos que aparecem nesse episódio são: "Sequela" e "Obama 3". Toda a competência deles deve-se ao método Stanislavski.
* O copo usado em cena foi brinde de uma garrafa de Whisky falsificada.
* Não foi usada cola quente na cena do sonho do Artista Plástico, apesar da insistência da atriz...
* O orgasmo realmente foi fingido; ou não? Não sabemos...
* O lençol de chita usado pelo Visagista já tinha sido usado em peças de teatro...
* É claro que a cena do banheiro é uma homenagem à Hitchcock. Helloooooooooooo.................
* O vaso sanitário foi especialmente limpo para a ocasião das filmagens.
* A música usada na cena do Bonequeiro é de um ritual indígena dos indios Apalache que moram nos arredores de Massachussets.
* A barata que aparece nesta cena não foi molestada. Como também custou ao grupo anos de treino no método Stanislavski. O asqueroso animal foi mantido vivo para futuras filmagens, apesar da insistência de algumas pessoas do grupo de esmagá-lo na primeira oportunidade.
* Não foi retirado nenhum alimento da despensa. Ela realmente estava vazia.
* A cena do bonequeiro é uma homenagem aos filmes de Zé do Caixão, apesar de nunca termos vistos nenhum dos seus filmes.
* Apesar de não creditado, a equipe teve um pequeno auxílio do ator Rony Prata. Desconfiamos que ele queira um papel na trama...
* A cena final levou mais de duas horas para ser filmada. A atriz estava tendo dificuldades de achar uma circunstância para a cena.
Continuação
*Segundo a produção do seriado, deverá entrar novos personagens na trama. Inclusive atores de peso do cenário paraense.
Enviar para o Twitter
Tava faltando colocar aqui no blog o primeiro episódio do seriado produzido pelo Grupo Teatro do Ofício: A Pensão dos Artistas Fudidos.
Tudo começou com o velho mandamento do finado Glauber Rocha: uma câmera na mão e uma idéia (nem sempre boa) na cabeça. Mas não imaginávamos que o seriado - que no momento não estava definido a ter continuações - fizesse um sucesso daqueles; pelo menos "a nível de" Belém e arredores.
Um bonequeiro, um visagista e um artista plástico dividem o teto em uma humilde pensão na periferia de Belém. Com pouco trabalho e sem dinheiro pra quitar o aluguel, os artistas ainda têm que suportar as cobranças e humilhações da senhoria da pensão.
Elenco
*Gisele Guedes ( a Senhoria)
*Leonardo Cardoso (o Visagista)
*Marcelo Andrade (o Bonequeiro)
*Diego Rocha (o Artista Plástico)
Equipe Técnica
Luiz Fernando Vaz - Direção e Edição
Curiosidades de Bastidor
* O episódio piloto foi desenvolvido logo após conversas sem noção entre os participantes, todos membros do GTO, sendo que o parto foi registrado em vídeo para futura veiculação num futuro ou próximo ou distante. A culpa é da câmera que estava ali por perto...
* O orçamento total desse vídeo é de R$0,00. A batata usada já estava na geladeira há semanas...
* Foi usada uma câmera MP4 emprestada. Evidentemente, ela, por restrições orçamentárias, não será devolvida...
* A filmagem ocorreu apenas no dia 18 de abril de 2009.
* Marcelo Andrade (o Bonequeiro) também é bonequeiro na vida real, e também ator e estudante acadêmico de Artes Visuais. É o mesmo ator que interpreta o personagem Bom Ar em "Uma Flor para Linda Flora".
* Leonardo Cardoso (o Visagista) já têm experiência em curtas metragens. Confira o vídeo "O Amor não tem Sexo" . E não, ele não é especializado em interpretar homossexuais; o garoto é versátil mesmo - sem trocadilhos... Também participou do espetáculo "Nu Nery", dirigido por Paulo Santana, além de ser o Tulho em "Linda Flora".
*O ator Diego Rocha (o Artista Plástico) é o mesmo ator que interpreta o Rio no espetáculo "Uma flor para Linda Flora". Ah, sim, meninas e meninos, ele tem orkut; virem-se e não pertubem mais o diretor com pedidos do seu perfil...
* Gisele Guedes tb está no vídeo "O Amor não tem sexo"(link acima). É a Linda Flora da peça homônima.
* Luiz Fernando Vaz é o diretor de Linda Flora e também participou de Nu Nery. Além de ser metido a diretor de teatro agora é metido a diretor de vídeo (Aff...) Começou a experimentar a linguagem quando fez a cobertura do Forum Social Mundial com seu estimado amigo Conde Loppeaux.
* A iluminação das cenas internas foi feita pelos próprios atores com equipamento próprio do GTO.
* A equipe se nega a revelar onde foram feitas as filmagens. Mas desconfiam que seja em Canudos.
* A edição desse episódio foi feita no Windows Movie Maker.
* O boneco usado é propriedade do GTO e se chama Keko. Participou do espetáculo "Cancão de Fogo" realizado pela infelizmente extinta "Usina de teatro da UNAMA"...
* Os cães que aparecem em cena se chamam Tuff e Porquinha e pertencem a Luiz Fernando Vaz. Eles não foram maltratados. Foram ambos treinados pelo dono no método Stanislavsky desde o nascimento. É realmente surpreendente neles a compreensão do conceito de ação dramática.
* Gisele Guedes raramente é vista fumando...
* O personagem "O Visagista", segundo Leonardo Cardoso, não foi inspirado no visagista Nelson Borges.
* A maquiagem realmente está acabando. Aceitamos doações de maquiagem ou de dinheiro. Help us!
* A cena do espelho, segundo Luiz Fernando Vaz, é uma homenagem aos filmes cults e pseudo-cults.
* A trilha sonora é de transições texanas para vídeos, baixadas sabe-se lá onde...
Enviar para o Twitter
Aqui temos mais algumas fotos da Linda Flora e seus amigos na praça da República. A todos que contribuiram para as fotos, muito obrigado. Fique atentos para as próximas apresentações do espetáculo "Uma flor para Linda Flora". GTO - Grupo Teatro do Ofício.
O Teatro do Ofício é composto por atores e técnicos já experientes em diversos grupos da cidade. Estreou em 2008 com o espetáculo "Uma Flor para Linda Flora", peça do dramaturgo paraense Carlos Correia Santos e dirigida por Luiz Fernando Vaz. "Linda Flora" participou do Fórum Social Mundial e do Festival Territórios de Teatro -3ª edição, além de cumprir diversas temporadas em Belém e no interior do Estado do Pará. O grupo realizou a primeira web-série paraense com a escrachada "Pensão dos Artistas Fudidos" e também produziu um vídeo tutorial chamado "10 dicas para um teste de ator”, ambos disponibilizados no site de compartilhamento de vídeos You Tube. O grupo tem por principal característica a rotatividade nas funções do espetáculo e a curiosidade constante por novas linguagens. “Amadores” é o seu segundo espetáculo teatral.