segunda-feira, 9 de março de 2009

Palco aberto para nossas cenas

O Liberal
Edição de 09/03/2009


Espetáculos premiados no Edital de Teatro da Secult estão em produção e já começam a subir ao tablado

ALEXANDRA CAVALCANTI
Da Redação

O ano de 2009 promete ser movimentado para a produção teatral do Estado. Tudo porque as produções de montagem dos espetáculos contempladas com o Edital Estadual de Fomento às Artes Cênicas 'Prêmio Cláudio Barradas', promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), já estão em plena fase preparação e, ainda neste primeiro semestre, devem estar nos palcos da cidade. Ao todo, foram 16 projetos de teatro aprovados e cinco de dança, através do 'Prêmio Augusto Rodrigues', apresentados por grupos da capital e de municípios como Ananindeua, São Sebastião da Boa Vista, Santa Luzia do Pará e Castanhal.

Entre os projetos escolhidos, estão 'Theodoro' que fala sobre a história do pintor paraense Theodoro Braga e será encenada pelo Grupo Palha; 'Uirapuru', de Hudson Andrade, texto premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e encenado pela CIA. Teatral Nós Outros e 'Uma flor para linda flora', fábula infanto-juvenil produzida por Leonardo Cardoso.

Uma das primeiras estreias da safra contemplada pelo edital será a da peça 'Theodoro', no dia 20 de março, no Espaço Cuíra. No elenco da montagem estão Luís Girard, como Theodoro, Ângela do Céu Nogueira, Arnaldo Abreu Pereira, Nelson Borges e Abigail Alves, com direção de Paulo Santana. Por enquanto, o trabalho ainda está na fase de conclusão. 'Estamos ainda fazendo a finalização da montagem para a estreia no próximo dia 20', ressalta o diretor.

O grupo vem embalado pelo sucesso de outra montagem recente, que passou três anos em cartaz, Nu Nery, que em 2004, foi o grande vencedor do Prêmio IAP de Literatura Categoria Teatro e no início de 2006 venceu em âmbito nacional o Prêmio Funarte Petrobras de Fomento ao Teatro. 'Li o texto do Carlos Correia e resolvi apostar novamente nessa pesquisa dramatúrgica investigativa, que é uma singularidade dele, assim como em Nu Nery e agora em Theodoro', afirma Paulo.

O espetáculo fica em cartaz até o dia 12 do mês de abril, sempre nos finais de semana, com sessões às sextas e sábados, às 21 horas e domingo, às 20h.

No mês de abril é a vez de 'Uirapuru', uma produção da Companhia Teatral Nós Outros, subir ao palco do Teatro da Paz. A temporada começa no dia 3 de abril e segue pelos dias 4 e 5. Em seguida, a peça será apresentada dentro da pauta do Waldemar Henrique, dos dias 9 a 19 de abril.

O texto escrito por Hudson Andrade foi premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em 2003, e mistura atores e formas animadas como bonecos, sombras e máscaras. A canção 'Uirapuru', de Waldemar Henrique é o fio indutor da peça, que conta a história de um caboclo, que fez uma promessa para conseguir um uirapuru e entregá-lo a uma mulher. Como não consegue cumpri-la, a mulher acaba se vingando dele. 'É bom deixar claro que o Waldemar Henrique não está na peça, mas o público vai reconhecer elementos de sua música no texto', enfatiza o escritor.

Com direção de Aníbal Pacha e direção musical Júnior Cabrali, o espetáculo conta com uma trilha musical exclusiva e traz no elenco nomes como Hudson Andrade, Mary Ferreira, Cleciano Cardoso, João Lucas, Laíla Cardoso e Nhofy Coso. No momento, a produção está nos últimos ajustes. 'Começamos os trabalhos no dia 2 de fevereiro e agora estamos fazendo a marcação de cena'.

A preparação para a estreia de 'Uirapuru' nos palcos conta com uma intensa preparação dos atores, que inclusive estão aprendendo a tocar instrumentos, que serão executados durante as apresentações. Tudo para encantar o público com o primeiro musical produzido pelo grupo. 'Costumamos sempre chamar diretores para ensinar outras linguagens dentro do teatro. Por isso, chamamos o Aníbal Pacha, que traz de In Bust Teatro com Bonecos sua experiência com formas animadas, para garantir mais uma etapa no processo de amadurecimento, iniciado em 2007 com o projeto Outros 5 Anos, coordenado por Adriano Barroso, que se propõe a experimentar e pesquisar o teatro, formando atores e atrizes conscientes da sua arte e promovendo uma linguagem própria da companhia. Nossa idéia é sempre conhecer o trabalho de outros profissionais', explica Hudson Andrade.

Algumas montagens já foram apresentadas

Entre os contemplados que já estrearam está 'Uma Flor Para Linda Flora', do grupo Teatro do Ofício, que ficou em cartaz durante o mês de novembro no Teatro do Museu Paraense Emílio Goeldi e volta no dia 9 de junho dentro do Projeto 'Boca da Noite' do Teatro Experimental Waldemar Henrique.

Com o objetivo de conscientizar o público sobre a questão ambiental, o espetáculo conta a história de Tulho - 'O Menino de Entulho'. O jovem é um solitário garoto feito de restos que ninguém nota. Até que conhece Linda Flora - princesa filha do Meio Ambiente com a Mãe Natureza - e se apaixona. No entanto, para que possam ficar juntos, Tulho terá de renovar a si e a tudo. Para isso, Tulho terá que conquistar a ajuda de todos na busca da flor mais pura que há.

O diretor do espetáculo, Luiz Fernando Vaz conta que peça foi sucesso de público na estreia e agora chega com a mesma expectativa no Teatro Waldemar Henrique. 'Vamos tentar pauta também em outro teatro, antes mesmo de estrearmos no Waldemar Herinque porque tivemos uma ótima aceitação do público', afirma.

'Uma Flor para Linda Flora' foi desenvolvida para atender a uma platéia mista, da criança em formação escolar ao público adulto. A fábula é o elemento central de uma encenação que busca tanto divertir quanto educar, apostando nas características lúdicas e poéticas da trama e das personagens.

Aos atores foi proposto um envolvimento ativo no conhecimento da problemática ecológica e do lixo, sempre almejando o efeito cômico e a transmissão imediata dos conteúdos. Também sem fugir da proposta de entreter e educar, a cenografia, os figurinos e adereços são todos feitos com ajuda do material destinado para reciclagem, realizando em profundidade ainda maior o ideal de educação para a responsabilidade proposta.

Outro espetáculo que já esteve nos palcos, mas voltará graças ao Edital é 'Duelo do Poeta com sua Alma de Belo', com os atores Luis Girard eVaneza Oliveira. A montagem mergulha no legado do poeta Antônio Tavernard, cujo centenário foi celebrado no ano passado. 'Duelo' foi apresentado na última Feira Pan-Amazônica do Livro e retorna à ribalta no próximo final de semana. A peça ficará em cartaz de 13 a 15, no Espaço Cuíra.

Outros selecionados

1. Tem gato no telhado

In Bust/ Belém

2. Agora, A Mandrágra

Usina Contemporanea/ Belém

3. O Avarento

Palhaços Trovadores/Belém

4. Severa Romana

Cia. Fato em Ato/Belém

5. Do barro ao boneco

Jeferson Cecim/Belém

6. Theodoro

Grupo Palha/Belém

7. Mini teatro ambulante

André Mardock/Belém

8. Projeto Lambe-Lambyke

Edson Fernando/Belém

Enviar para o Twitter

Um comentário:

Esse espaço é seu!