domingo, 28 de novembro de 2010

Palestra em SP faz referência à peça "Amadores"


Trecho:

A peça Os amadores, de Pedro Sette-Câmara, prolonga a discussão sobre a obsessão pelo “belo e o sublime” sob a espécie de uma engenhosa comédia romântica para adolescentes, por meio de diálogos jocosos e que conta histórias de amor bem ou mal sucedidas e cuja personagem principal, Valter, vive a se queixar porque o homem não consegue determinar seu destino, em suas palavras: “nada pior do que depender de alguém que não é você”, e para arrematar lamenta-se dizendo:
"Eu mesmo sempre fiquei chocado com uma coisa: quando alguém importante morre, as montanhas continuam no lugar, o céu continua ali, e nem os prédios têm a decência de desabar, o que aliás seria o mínimo. Nós nem mesmo celebramos mais o sublime, não valorizamos o amor que vai além da morte e que, ele sim, pode definir quem é alguém."
--------------------------------------------------------

A transcrição completa da palestra de Jessé de Almeida Primo realizada no Instituto Goethe, em SP, você encontra no blog Ars Poetica do poeta, tradutor e professor de línguas e literaturas clássicas Érico Nogueira.

A imagem acima
é a "Paisagem com a queda de Ícaro" - Brueghel, Pieter (1558). Óleo sobre tela

Enviar para o Twitter

Um comentário:

  1. Berlissimo blog. Estava passando e parei para ler.Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu!