sexta-feira, 6 de maio de 2011

Autor de "Amadores" realiza palestra em Belém



Dia 11 de maio, quarta-feira, às 19h, o autor da peça "Amadores", realizará uma palestra com o tema "Em busca da catarse perdida", no Espaço Benedito Nunes que fica na livraria Saraiva Megastore (2º piso do Boulevard Shopping).

A ENTRADA é FRANCA

Segundo o tradutor e dramaturgo Pedro Sette-Câmara, certos textos modernos, como Senhorita Júlia, de Strindberg, seguem claramente a receita de Aristóteles (com a tragédia proporcionando a catarse do terror e da piedade), mas ele defende que a sua capacidade de excitar esta reação no público parece restrita à época de sua encenação. "O que fez com que o público mudasse?", pergunta Sette-Câmara: "A explicação parece estar em outra peça: Casa de boneca, de Ibsen, encenada dez anos antes de Senhorita Júlia", explica.

"Se antes o público tinha uma identificação ao menos parcial com a sociedade que condenava os protagonistas das tragédias, hoje essa atitude é considerada essencialmente injusta. A tragédia, em vez de levar à catarse, é entendida como texto de denúncia, inspirando revolta. Essa explicação, por sua vez, sugere que pelo menos Sófocles já estava ciente de que o público um dia mudaria de opinião, e que a possibilidade de catarse trágica teria de ser procurada em campos ainda inexplorados", defende o dramaturgo carioca.

Aproveitando a estréia de sua peça "Amadores", dia 12 de maio, em Belém, encenada pelo Teatro do Ofício e com direção de Luiz Fernando Vaz, Pedro Sette-Câmara traz ao público local uma discussão muito pertinente para todos aqueles que exercem e admiram o ofício da dramaturgia.

Pedro Sette-Câmara é formado em Português-Grego pela UFRJ e trabalha como tradutor literário e intérprete de conferências. Entre suas principais traduções estão Shakespeare: Teatro da inveja e Clausewitz acabado, de René Girard, e Coração devotado à morte, de Roger Scruton. Escreve para a revista Dicta&Contradicta e também já assinou artigos para o suplemento Megazine do jornal O Globo e para a revista Continente Multicultural. Mantém um blog em www.pedrosette.com

Info: 8117/5742/ 9154-9031

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu!