quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Amadores - Diário de Bordo - 3º ensaio(07/09)

Por Giovana

O encontro começou pontualmente às 19h. Desta vez ficamos no Porão do Espaço Atores Em Cena e as atividades do dia foram iniciadas com um único exercício de alongamento (desenrolar da coluna até o chão) que se repetiu diversas vezes tendo seu grau de dificuldade aumentado progressivamente (a cada seqüência de repetição as pernas eram cada vez mais afastadas). Este exercício serviu para tornar ainda mais evidente a importância do preparo físico do ator para estar em cena e o quanto ainda temos que progredir neste quesito.
Durante o alongamento, Ana Luiza sentiu-se mal e precisou suspender a atividade. Roni também apresentava dores que limitavam seu desempenho físico.
No segundo momento do encontro passamos ao estudo do texto. Devido o caráter monótono com o qual nós atores conduzíamos a leitura, alguns exercícios foram propostos por Luiz: em duplas (meninas e meninos) conversamos destacando as vogais das palavras que íamos dizendo e depois as consoantes; demos seguimento à conversa andando pelo espaço, primeiro próximos de nossa dupla e depois afastados, ora de olhos fechados, ora sussurrando.
Retornamos a leitura do texto. Contudo, a leitura ainda se configurava enfadonha. Dessa forma, foi proposto que partíssemos logo para o exercício da cena. Neste momento experimentamos exageros e contenções, sem nos preocuparmos com a estruturação já definida da distribuição espacial de atores e objetos cênicos. Quando partimos para o exercício da cena, percebi que em alguns momentos consegui me conectar mais eficientemente a intenção do texto, e que eu e Roni em diversos instantes entramos em sintonia com o tempo dos personagens.
Durante a leitura e experimentação da cena, os atores trocaram de personagem em alguns momentos. Neste encontro, eu e Roni parecemos nos encaixar mais harmoniosamente nos personagens que havíamos lido no encontro anterior, Leonora e Guilherme.
O encontro se encerrou por volta das 23h. Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu!