quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Amadores - Diário de Bordo - (01/11)

por Kleber Farias

Desde o ultimo diario que escrevi, reviravoltas se deram no processo de montagem de Amadores: elenco que muda, pontos de vista ampliados, e uma assistência de direção que me é concedida pelo diretor Luiz Fernando, já que ele assumiu um dos papeis na trama.

Agora o processo possui um diretor e dois assistentes, Maira Monteiro e eu, que juntamente com o Diretor temos o papel de esmiuçar as entrelinhas, intenções e circunstâncias do texto, e leva-lo à materialização casado com a proposta de encenação e com o trabalho de ator.

Como tambem assumo a parte cenografica e de iluminação do espetáculo, olhar desse ponto de vista de diretor, mesmo que auxiliar, me traz respostas mais imediatas, o que me levou a “conclusão” da ideia do que seria o cenário. Mas nesta montanha russa que é o processo, tudo pode mudar.

Especificamente no tocante ao dia 1º de novembro, ensaiamos na parte da tarde, e esta começou com a chegada de um elemento de cena fundamental para a desenvoltura dos atores: a cama do guilherme! Não é uma cama de hospital propriamente dita, é uma especie de maca para tratamento estetico, mas caiu como uma luva! Estavam presentes: Maira Monteiro: Leonora/Assistente de Direção; Rony Hoffstatter: Guilherme; Igor Monteiro: Voz Elegante; Luiz Fernando: Diretor/ Valter; e eu Kleber Farias: Assistente de Direção/Cenografia/Iluminação

Cama no lugar, delimitação do espaço de cena feita, posicionamento dos atores. Vai!

Conseguimos grande exito com a cena da chegada de Leonora no quarto de guilherme, pois os atores já sabiam o que estavam fazendo antes da cena acontecer, eles eram os personagens, com todas as suas humanidades. lógico que muito falta ainda pra ser descoberto, mas muito já se alcançou com o trabalho de “identificação das circunstâncias” que estamos fazendo.

Na cena, conseguimos visualisar todo o quarto, com a cama, um sofá e uma janela, e neste universo incluimos duas personagens que pinceladamente deram vida ao ambiente. Conseguimos até fazer alguma marcação de cena!

Após este quadro do texto, fomos experimentar outro: O encontro de Valter e Leonora no saguão do hospital, um dos quadros mais longos e mais enigmaticos do texto.

O Fernando sentou ao lado da Maira e propôs uma leitura já com as devidas intenções, cabendo a mim dirigi-los. durante a leitura, em meio a vários questionamentos, acabamos por descobrir que esta cena possibilita milhões de interpretações e circunstâncias, e é um quadro onde a mesma cena se repete, sendo vista de pontos de vista diferentes.

Em nossa descoberta, Leonora e Valter vão do cinismo e ironia à pureza e inocência, em um jogo temporal e atemporal onde passado e presente se misturam e contam a mesma historia se confundindo com o ponto de vista do narrador onisciente e onipresente que é Valter.

Entre tantos questionamentos e descobertas, resolvemos encerrar os trabalhos, mas com a certesa de que aquilo iria nos perturbar o resto do dia... fiquei com dor de cabeça depois...

Como diz o Fernando: Cada enxadada uma minhoca!
Enviar para o Twitter

4 comentários:

  1. Muito, mito interessando ler o Diário de Bordo, sobre o processo de montagem de 'Amadores'. A propósito, como acompanho a leitura desde o dia 30/10, observei que não colocaram o nome do autor desta peça.
    Feliz por estarem a todo vapor: produzindo! produzindo! e produzindo!
    Meeeerrrrdddaaaa no processo e já ansioso pelo próximo Diáaaarrrriiioooo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ok! Ok! Perdão pelo comentário anterior... perdão no sentido de não ter explorado o Blog, afinal, a face do Pedro Sette-Câmara está estampada nesta página... hehe!
    Já até comecei a ler a peça, assim, fica muito mais instigante a espera pelo novo Diário de Bordo, do processo de Montagem da peça 'Amadores'.
    Até sempre!

    Outra coisa, vi que ele mora no Rio... provavelmente deve ser meu vizinho. Caso vocês precisem de QUALQUER COISA, estou as ordens. Sério mesmo! Qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, rapaz... Se bobear vc e o Pedro ainda são vizinhos! Vamos pensar em alguma forma aqui de lançar mão de seus inestimáveis préstimos... Grande abraço pra vc, Picanço!

    L.F.V

    ResponderExcluir
  4. meu caro Luiz Picanço, fico feliz pelo interesse em nossa produção. com certesa, parceiros sempre são bem vindos, ainda mais quando extrapola o nosso campo de atuação fisica. rsrs
    Continue acompanhando este instigante processo...
    Grande Abraço

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu!